Difunta Correa: Santa popular argentina?

Série de pinturas
representando a difunta
Santa ela não é, pelo menos é o que diz a Igreja Católica. Mas não é assim que pensam os devotos da Difunta Correa, uma mulher que se tornou lenda e é cultuada por centenas de milhares de devotos na Argentina e Chile.

A igreja católica da argentina até já tentou várias ações para inibir esse culto, mas todas foram ineficazes. Pelo visto, os católicos que fazem pedidos a defunta não se importam muito com o reconhecimento do Vaticano, o que vale mesmo é a fé e os milagres atribuídos a alma da falecida.

Sua História

Pois bem, vamos conhecer um pouco da história de María Antonia Deolinda Correa. Segundo a lenda, tudo começou por volta de 1840, na Argentina. Jovem e bela, Deolinda era uma moça simples, mas chamava a atenção de inúmeros pretendentes, inclusive homens ricos que a desejavam como esposa.

Ignorando os pretendentes ricos, Deolinda se apaixonou por um homem simples como ela, Baudilio Bustos. Apaixonados, Deolinda e Baudilio se casaram e tiveram uma bela criança. O casal experimentava um bom momento da vida a dois, mas o país passava por um momento turbulento, a guerra civil entre "unitários y federales".

Ex-votos no santuário da Difunta Correa, Vallecito, San Juan, Argentina
Foto: Luís Américo Bonfim
Esse contexto de guerra foi muito propício para que dois ex-pretendentes de Deolinda armassem um plano. O Coronel Silveiro Sardina e Comisario Rancagua decidiram recrutar Baudilio para combater junto das tropas argentinas na guerra civil, e o jovem, mesmo relutando, teve de seguir para a luta, deixando Deolinda e seu filho a mercê dos mal intencionados pretendentes.

A Saga pelo deserto

Se vendo sozinha e desesperada, Deolinda decidiu fugir com seu filho recém-nascido nos braços. Ela seguiu as tropas argentinas em busca de seu marido. Por alguns dias Deolinda prosseguiu sua caminhada acompanhando as tropas, mas aos poucos foi ficando para trás e quando passava por um trecho de deserto próximo da província de San Juan, os mantimentos e a água que levava acabaram.

Sozinha debaixo de um sol escaldante, Deolinda não resistiu e faleceu com seu filho nos braços. Um tempo depois da morte, alguns viajantes passaram pelo local e encontraram seu corpo, e para a surpresa de todos, o bebê ainda estava vivo nos braços da mãe falecida, o mais impressionante é que a criança ainda se nutria do leite de Deolinda, que continuou a ser produzido pelo corpo da defunta. O fato foi tido como milagre divino e no local foi construído um pequeno altar.

Estampa impressa em cartolina branca,
retratando difunta Correa e seu filho
A Devoção

Ao longo das décadas, o lugar de Vallecito foi se tornando um grande centro de peregrinação, onde devotos de várias partes do país e até estrangeiros fazem pedidos e deixam suas ofertas. Esse seria o suposto local da morte da Defunta Correa e atualmente é sede de um grande complexo, que inclui rede hoteleira e um santuário oficial administrado por uma fundação sem fins lucrativo. O complexo ainda possui parque de campismo, restaurantes, estação de correios e uma enorme variedade de serviços e lojas de lembranças da defunta.

Print do site oficial da Difunta Correa
Pelo que andei pesquisando, alguns padres da igreja argentina relutam em admiti-la como santa por falta de provas que comprovem sua existência real, bem como por não existir nenhum registro do paradeiro de seu filho ou descendentes. Mesmo assim há padres que realizam missas pela alma da defunta.

A Difunta Correa tornou-se para seus devotos um símbolo exemplar de esposa e mãe, com sua história de dedicação e fidelidade, cuidando de seu filhinho mesmo depois de morta. Não se pode negar que essa é uma bela história de amor, onde uma mulher comum se sobressai através de um ato de fidelidade. Para o povo, uma mulher forte, leal, com a qual podem identificar-se, pois ela mostra que é possível ser leal a seus valores, promessas e convicções, mesmo com todas as dificuldades.

A seguir, o trailer de um documentário argentino "Promesantes", acompanhando a saga de três devotos da Difunta Correa.


Imagem 01: Montagem
Imagem 02: Luís Américo Bonfim
Imagem 03: Documento
Imagem 04: print do site

4 comentários:

  1. Excelente descrição, Rafael! Pouco se fala do culto à Difunta Correa no Brasil. Esta sua contribuição é muito importante. Abs, Luís Américo Bonfim.

    ResponderExcluir
  2. Vale ressaltar que pode-se notar a importância desse Santuário pelas grandes placas ao longo das rodovias e na Cordilheira do Andes, indicando a distância que falta para se chegar a esse local. Já presenciei caravanas à beira de rodovias, com cavalos, carroças e caminhões, todos se dirigindo a esse Santuário.

    ResponderExcluir
  3. FAZEMOS UMA HOMENAGEM A DIFUNTA CORREA NO PARQUE DA BORBOREMA EM SANTA CRUZ/RN. MILAGRES VÊM OCORRENDO.

    ELIAS ESTEVAM PIMENTEL DAMASCENO

    ResponderExcluir
  4. Vi muitas oferendas à Difunta Correa no caminho q fiz de SC até Ushuaia. Vim pesquisar sobre a "santa" e obtive as respostas aqui no seu blog.

    ResponderExcluir