Médicos póstumos de Belém

Quando você começa a sentir aquela dorzinha esquisita ou acha que está com algum problema de saúde, o normal é procurar um consultório médico, não é? Ou seria melhor um cemitério?
Por mais incrível que possa parecer, muitas pessoas responderiam que é melhor ir ao cemitério, mas calma aí! hehe... Não estamos falando em morrer não, mas sim em buscar tratamentos "alternativos". Ainda não está entendendo nada? Então vamos conhecer melhor essa história de "médicos póstumos".
A capital do Pará, Belém, é uma bela metrópole localizada no coração da Amazônia e reserva aos visitantes e pesquisadores um rico folclore a ser explorado. O conjunto de visagens, assombrações e personagens fantasmagóricos que perambulam pelos arredores da cidade já virou até tema de livros. Uma das publicações mais conhecidas é do escritor Walcir Monteiro, autor de "Visagens e Assombrações de Belém". Em sua obra, Walcir relata diversos contos envolvendo aparições fantasmagóricas e criaturas sobrenaturais das terras paraenses.
Algo que me chamou bastante a atenção foi uma parte do livro intitulada "O Culto das Almas", resultado de uma pesquisa de campo que estuda a devoção das pessoas às almas de falecidos. São várias as almas cultuadas, incluindo almas de crianças, desconhecidos e até médicos famosos do passado, como o doutor João Carlos Maciel, Crasso Barboza e o mais conhecido: Camilo Salgado. 
O doutor Camilo Salgado nasceu em Belém (PA) no ano de 1873 e partiu para estudar medicina em outras regiões, de onde regressou após se tornar médico em 1911, no Rio de Janeiro. Durante sua vida, o dr.Camilo foi responsável diversos trabalhos e obras no campo da medicina, atuando como cirurgião e ganhando o reconhecimento das autoridades e do povo. 
Após sofrer de um suposto infarto aos 55 anos, Camilo morreu e comoveu toda a cidade de Belém, sendo destaque em noticiários e nas conversas da população, que iniciaram a partir daí um verdadeiro culto a alma do falecido médico.
Até hoje devotos depositam ofertas, pedidos e placas de agradecimento no túmulo do doutor Camilo Salgado e também em outras lápides de falecidos médicos, na esperança de terem suas graças alcançadas.

3 comentários:

  1. As almas santas dos cemitérios de Belém são uma fonte vasta de inspiração para o imaginário popular. São histórias gostosas de se ouvir e difundir para as demais gerações. Outas duas personalidades milagreiras que existem no cemitério de Santa Izabel, em Belém, são a de Josephina Conte ( a moça do táxi) e a de Severa Romana, que preferiu morrer ao perder sua honra.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante Rafael, realmente a fé do povo paraense é incrível e fascinante!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Dr. Camilo Salgado por tanta luz. Por tantas curas. Por tanto amor incondicional dado a humanidade. Com certeza o Senhor já ascensionou e me sinto honrada em tê-lo apartir de hoje como meu mentor e meu médico cirugiao espiritual.

    ResponderExcluir